quinta-feira, 20 de junho de 2013

Identidade: Construa a sua!


O nosso caráter é a soma dos princípios, dos valores que carregamos conosco e que norteiam as nossas decisões e escolhas na vida. São nossas características boas ou ruins, que nos definemQuando uma pessoa possui bom caráter, ela se recusa a negar os seus princípios, não importa o que digam ou façam. Se você for à busca de uma pessoa com caráter excelente, você estará procurando um tesouro raríssimo. Mas porque uma pessoa de caráter é tão rara? 

Porque tudo o que é bom na vida tem um custo. Há um preço a ser pago, que muitos preferem o estado que estão, a crescerem. Todavia, por maior que seja o preço a pagar, sua recompensa valerá sempre a pena, pois nada de bom pode ser tão prazeroso e durável sem
bom caráter.

Nós vivemos em uma sociedade onde o mau caráter não é apenas ignorado, mas muitas vezes, celebrado. Poucas pessoas confrontam os problemas de caráter que têm. Como resultado, constroem sua identidade, sua vida sobre uma base instável. As pessoas que se recusam a reconhecer suas fraquezas raramente se responsabilizam por seus erros. 
E ainda fazem pior, procuram colocar a culpa nos outros pela dor que criaram em sua própria vida. Como disse uma vez, uma amada ministra de louvor e do evangelho que admiro profundamente: “o que tem de cristão por aí, se fazendo de coitadinho (‘Oh vida, oh céus, oh azar! ’ hehe) enquanto ele mesmo é o problema. Se precisarmos de ajuda para superar uma fraqueza, não podemos dar as costas à questão, dizendo: “Errar é humano”. Essa é exatamente a razão pela qual somos destruídos.
A verdade é se quisermos ser tudo aquilo que Deus deseja que sejamos, de acordo com a Sua palavra, aos Seus olhos, não estaremos fazendo nada além de nossa obrigação.
Temos de examinar nossos valores e nossas ações, para ver se algo está impedindo nossa caminhada com Deus, e então, tomar as medidas necessárias para lidarmos com nossas fraquezas. E uma dica: devemos interessar-nos mais pelo nosso próprio caráter do que pela falta de caráter dos outros! Olha só o que a bíblia no ensina:

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:3-5)

Em outras palavras: devemos nos concentrar no que precisamos fazer para construir o nosso caráter, a nossa vida, em vez de focar, ou ficar cuidando da vida daqueles que demonstram falta de caráter. Deus não deseja que, eu e você, elaboremos relatórios, pesquisas sobre o caráter dos outros, Ele está muito mais interessado em que examinemos a nossa própria vida e aparemos as arestas. O nosso Senhor, não nos manda estudarmos as Escrituras para descobrirmos o que está errado nos outros, mas em nós, que somos seguidores de Cristo.
Que a nossa identidade seja construída todos os dias. Cada dia, não venhamos a ser reconhecidos pelo título de crentes ou evangélicos, ou aqueles que são do mundo gospel. Mas que venhamos a ser reconhecidos por sermos a imagem e semelhança de Cristo!
Que a excelência de caráter seja o alvo do seu dia a dia!
Xero >.<
Via: F5 cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E Então!!!